hello world!
Published: 13 de abril de 2018

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a famosa pergunta que ouvíamos na cadeira do dentista: Qual será a cor da borrachinha hoje?

Então vinham aquelas dezenas de cores para a escolha do mês. Mas hoje em dia, será que ainda está se usando borrachinhas coloridas?

Conversamos com a nossa ortodontista Ana Karina Motta pra saber mais.

Com que cor eu vou?

Faltam dois meses para a Copa do Mundo 2018, e nessa época, é bem comum que as pessoas adotem as cores do Brasil como adereços em cabelos, unhas, maquiagem, e, também, nas borrachinhas do aparelho ortodôntico.

O visual verde e amarelo no sorriso é sempre tendência para entrar no clima da Copa. Os elásticos coloridos funcionam como motivação para garotada colocar o aparelho ortodôntico, além do apoio estético, auxiliam na sustentação dos fios do aparelho, que é importante para a eficácia do tratamento.

“Antes era mais comum o uso das borrachinhas, pois atualmente temos outra opções de tratamento, como o aparelho ortodôntico autoligado, mas na época da Copa do Mundo, sempre temos uma movimentação maior para colorir os aparelhos convencionais. No dia a dia, as pessoas optam pela cor mais discreta, como o cinza”, explica a ortodontista Ana Karina.

Cor pra todos os gostos

Das mais claras às mais escuras, os dentistas possuem variadas cores para cada gosto e personalidade.

As famosas borrachinhas podem ser um certo incômodo para algumas pessoas, mas, a possibilidade de colorir os brackets também podem servir para quem quer atrelar o tratamento a um look divertido.

Uma única cor, seja clara ou escura, várias cores de uma vez, como combinações das cores do seu time, a escolha é livre para o paciente. Algumas pessoas usam sempre a mesma cor, outras variam. São muitas opções e não tem certo ou errado! O ideal é que você escolha a cor que mais combina com a sua personalidade.

Como a manutenção deve ser feita uma vez ao mês nos aparelhos convencionais se torna mais fácil e variável a personalização dos aparelhos dentários.

Perfil mais discreto

Se discrição é seu nome do meio, a dica é apostar na cor mais cinza, quando o aparelho é metálico.  Essa dica vale, principalmente, para pessoas que querem mais discrição durante o tratamento.

Cores Escuras

As cores escuras são clássicas e a melhor opção para quem não quer chamar a atenção. Desde o preto, o cinza, do roxo ao azul e verde mais escuro, o paciente possui uma variedade de tons para apostar.

Cores Claras

Rosa claro, branco, azul bebê, amarelo, verde claro, essas cores claras requer um cuidado maior com a alimentação. É indicado um consumo moderado de alimentos com muito corante, como salgadinho, suco de caixinha, refrigerante, vinho, molho de tomate, pois altera a cor das borrachinhas e comprometem a estética.

Colorido

Para quem gosta de um sorriso bem alegre e colorido, apostar em uma ou mais cores é a opção perfeita. Você pode misturar as suas cores favoritas, as cores do seu time favorito ou da bandeira do seu país, tons claros com escuro, fazer um arco-íris na boca e o que mais desejar. Ter uma boa imaginação nessa hora deixa tudo mais divertido.

Qual o prazo para trocar as borrachinhas?

O prazo médio para se trocar as borrachinhas é de um mês, já que elas se deterioram com o passar do tempo e acabam perdendo elasticidade e comprometendo o resultado final do tratamento ortodôntico.

Assim, cada troca de borrachinhas deve ser vista com bons olhos, já que é uma oportunidade de deixar os seus dentes estilosos com novas cores e combinações. E atenção! Não tente retirar sozinho as borrachinhas do seu aparelho, pois somente o dentista sabe como realizar o procedimento da melhor maneira.

Como faço para limpar as borrachinhas?

As borrachinhas devem ser limpas todos os dias, a cada escovação, e com uso da escova interdental em movimentos leves, para não danificar o aparelho.

Não se esqueça de usar o fio dental também, visto que a sujeira entre os dentes é a principal causa de tártaro e cárie, o que pode gerar mal hálito e uma má aparência estética nas borrachinhas.

Veja aqui como fazer a higienização correta do seu aparelho.

Nunca retire ou coloque as borrachinhas sem a ajuda de um ortodontista, nem use elásticos que não sejam específicos para uso odontológico.

Siga o tratamento correto recomendado pelo seu dentista. Que tal agendar uma avaliação para saber como anda sua saúde bucal? É só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua Consulta

Ficou mais fácil agendar sua avaliação
Agendar

Meu Sorriso

Caminho das Árvores

Av. Tancredo Neves, n° 999, sala 802, Edf. Metropolitano Alfa, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41.820-021

Meu Sorriso

Canela

Rua João das Botas, n° 185, sala 203, Centro Médico João das Botas, Canela, Salvador/BA, CEP 40.110-160