hello world!
Published: 25 de outubro de 2016

Clareamento Dental - Dicas e Dúvidas

A demanda pelo clareamento dental é cada vez mais crescente. Não somente pela questão da saúde, mas pela vontade do paciente de se livrar da vergonha de sorrir em público, de se sentir mais atraente ou simplesmente de ter um sorriso mais bonito.

O dente pode escurecer devido a fatores externos ou internos. Entre os externos está o consumo contínuo de alimentos ricos em corantes (ex.: chás, cafés, molhos) que podem alterar a cor ao longo do tempo. Já os fatores internos podem ser fisiológicos ou não, como alterações da estrutura dos dentes, uso de alguns medicamentos ou substâncias que afetam a formação do dente.

Como saber se preciso clarear meus dentes?

O clareamento é indicado para quem se sente insatisfeito com a coloração dos seus dentes. É importante, no entanto, procurar a avaliação do seu dentista. Assim, ele poderá indicar o tipo de tratamento mais adequado e eficiente, que depende do histórico, coloração e expectativa de cada pessoa.

Mas o tratamento é contraindicado em alguns casos, como quem tem muita sensibilidade nos dentes, quem tem muitas restaurações (já que ele não age sobre a resina), quem possui manchas causadas pelo uso do antibiótico tetraciclina, gestantes e menores de 16 anos.

Como o clareamento dental funciona?

Os peróxidos de carbamida e hidrogênio penetram no dente e reagem com os pigmentos responsáveis pelo escurecimento, quebrando-os em moléculas menores que interagem com a luz de maneira diferente, resultando em dentes mais claros.

Existem três tipos de clareamento:

  • Caseiro

Sob a orientação do seu dentista, o paciente realiza o clareamento em casa com moldeiras. Dura em média de 3 a 4 semanas, com o uso diário do gel durante 30min a 4h, conforme indicação.

  • No Consultório

O dentista realiza o clareamento em seu consultório. Pode levar até 3 sessões, de aproximadamente 45 a 60 minutos cada, para ser finalizado.

  • Associada

O clareamento no consultório é associado à técnica caseira. Pode durar, em média, 2 semanas de tratamento.

Quanto custa?

O custo do tratamento depende da necessidade de cada paciente e de diversos fatores como: coloração dos dentes, se o clareamento será feito em casa ou no consultório (ou em ambos) e de quão branco você quer deixar o seu sorriso. Por isso é fundamental fazer uma avaliação com o seu dentista antes de iniciar o clareamento.

O clareamento dental pode causar sensibilidades nos dentes?

A incidência de sensibilidade depende muito de cada paciente. Quando existente é facilmente solucionada com produtos específicos e, caso seja necessário, o dentista pode utilizar técnicas para maximizar o conforto.

Quais cuidados devo ter após o tratamento?

É importante o uso de uma pasta de dente para dentes sensíveis e de um enxaguante bucal com flúor para minimizar os impactos da sensibilidade dentinária. A pessoa precisa, também, ter cuidado com a alimentação.

Isso porque os dentes ficam mais permeáveis e, dessa forma, a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos é maior. Entre as comidas proibidas estão: suco de uva, vinho tinto, refrigerantes à base de cola, café, chás e beterraba. Além disso, o cigarro é outro vilão do clareamento, pois a nicotina amarela os dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua Consulta

Ficou mais fácil agendar sua avaliação
Agendar

Meu Sorriso

Caminho das Árvores

Av. Tancredo Neves, n° 999, sala 802, Edf. Metropolitano Alfa, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41.820-021

Meu Sorriso

Canela

Rua João das Botas, n° 185, sala 203, Centro Médico João das Botas, Canela, Salvador/BA, CEP 40.110-160