hello world!
Published: 2 de março de 2016

Aparelhos Ortodônticos: Como eles funcionam?

O dentista utiliza aparelhos ortodônticos, fixos ou móveis, para corrigir dentes desalinhados ou apinhados. Mas você sabe como essa mudança ocorre dentro da sua boca? Para responder a esta pergunta, faremos uma pequena viagem pelo dente e pelas principais estruturas ao seu redor.

Estrutura dentária e aparelhos ortodônticos

Imagine um dente cortado ao longo do seu eixo, sendo analisado frontalmente. A raiz do dente se encontra dentro do osso, chamado de osso alveolar, e entre eles há a presença do ligamento periodontal, que permite que o dente fique “preso” ao osso, por meio de suas fibras periodontais. Na parte externa, circundando a região cervical dos dentes, se encontra o tecido gengival. Se o dente fosse cortado ao meio, e você o olhasse de cima, a imagem que você poderia observar seria como a ilustração abaixo:

clinica-meu-sorriso-blog-dentes-01

Quando a força é aplicada sobre um lado do dente, as fibras do ligamento periodontal do lado oposto ficam comprimidas contra o osso, e após algum tempo, o dente começa a se mover. Durante essa movimentação é normal que o paciente sinta um pouco de dor e desconforto. Mas à medida que o dente se movimenta, a sensação dolorosa diminui.

clinica-meu-sorriso-blog-dentes-02

Toda vez que os aparelhos ortodônticos são “apertados”, a cada consulta, esse fenômeno se repete. Uma vez que o seu dente tenha sofrido a primeira movimentação, as próximas se tornam menos dolorosas. Quando o dente chegar na posição correta não será necessária a aplicação de uma nova força sobre ele, e é aí que o ortodontista decide colocar um aparelho de contenção. Esse aparelho permite que o osso de suporte retorne a uma condição normal e confortável. O que mostra que a movimentação dentária é um processo natural e biológico, e não artificial como muitas pessoas pensam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua Consulta

Ficou mais fácil agendar sua avaliação
Agendar

Meu Sorriso

Caminho das Árvores

Av. Tancredo Neves, n° 999, sala 802, Edf. Metropolitano Alfa, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41.820-021

Meu Sorriso

Canela

Rua João das Botas, n° 185, sala 203, Centro Médico João das Botas, Canela, Salvador/BA, CEP 40.110-160