hello world!
Published: 12 de julho de 2017

O Poder da Contenção Ortodôntica

Quando informamos ao paciente que vamos remover o aparelho ortodôntico fixo, pois conquistamos o objetivo traçado de um sorriso harmonioso, não tem nenhum paciente que não pule de felicidade. Apesar disso, temos uma nova etapa do tratamento, que é a fase das contenções. Esta fase é a mais importante para manter o resultado obtido e a posição dos dentes alinhados. O descuido do paciente nesta fase muitas vezes faz com que ele tenha que utilizar o aparelho fixo novamente.

A contenção, como o próprio nome já diz, contém os dentes em seus devidos lugares, fixando e estabilizando os dentes movimentados e evitando a recidiva ortodôntica, que é o retorno parcial dos dentes à antiga posição. Os dentes movimentados tendem a voltar para sua antiga posição, pois estes, os ossos, os ligamentos e os tecidos a que estão ligados têm memória e precisam de um tempo para readaptar e ficar em equilíbrio com a nova mordida e posicionamento dentário.

O tempo de uso da contenção está relacionado à resposta individual de cada paciente, a idade e o grau de severidade do caso, ou seja, o quanto os dentes precisaram ser movimentados para a nova posição. Um protocolo normalmente aplicado é de seis meses de uso contínuo da contenção móvel e mais seis meses de uso noturno. Já para contenção inferior fixa a orientação é mantê-la por 5 a 7 anos ou por toda a vida, dependendo do caso, isso porque quando o paciente aproxima da terceira idade, há um fator importante de desalinhamento dentário: desgaste das estruturas ósseas e musculares.

Outros são os fatores que levam os dentes a ficarem tortos como a mistura de etnias, arcada dentaria pequena para o tamanho dos dentes, respiração oral, fala errada, trauma de face, uso de cachimbo ou instrumento de sopro, roer unha, morder ponta de lápis e caneta, bruxismo. Além disso, é preciso definir melhor a contenção de acordo com cada caso e as vantagens para cada paciente.

Veja nas fotos a seguir os tipos de contenção:

Não esqueça que somente o ortodontista poderá determinar o tipo de contenção e o tempo de duração do tratamento. Portanto, seguir as recomendações do especialista é fundamental, além do comparecimento periódico às consultas. Após a fase de contenção, o tratamento ortodôntico estará finalizado e com certeza você terá mil motivos para sorrir.

Quais cuidados devo ter com as contenções?

1- A contenção removível deve ser retirada para comer, escovar os dentes e praticar esportes.

2- Escove-a todos os dias com uma escova dental mais dura. Pode utilizar creme dental.

3- Nunca colocar em água quente, pois a parte acrílica vai se deformar e a contenção ficará inutilizável.

4- Nunca colocar a contenção onde um cão pode alcançá-la. Eles adoram mastigá-la!

5- Nunca deixar a contenção onde pode ser exposta à luz solar direta ou em um carro no sol.

6- Não enrole em guardanapo em restaurantes e outros. Você poderá perdê-la. Guarde-a sempre na caixa apropriada que lhe foi entregue.

7- Nunca coloque em seu bolso, bolsa ou mochila fora da caixa adequada.

Para agendar sua consulta ou avaliação, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua Consulta

Ficou mais fácil agendar sua avaliação
Agendar

Meu Sorriso

Caminho das Árvores

Av. Tancredo Neves, n° 999, sala 802, Edf. Metropolitano Alfa, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41.820-021

Meu Sorriso

Canela

Rua João das Botas, n° 185, sala 203, Centro Médico João das Botas, Canela, Salvador/BA, CEP 40.110-160