Published: 14 de agosto de 2017

O que você não sabia sobre a perda de um dente

A receita para ter dentes bonitos e saudáveis, com menor incômodo e menor custo, é antiga e eficaz, a prevenção. Quando ensinamos nossos filhos desde pequenos o hábito de ir ao dentista a cada seis meses, proporcionamos a eles uma melhor forma de cuidar dos dentes, pois o paciente que sempre faz seu check up semestral tem dentes saudáveis e raramente terá de realizar procedimentos odontológicos dolorosos, caros e demorados.

Estes três fatores são os que mais fazem o paciente adiar a realização de um tratamento odontológico e, uma vez que o tratamento é adiado, mais complicado se torna.

A cárie, a gengivite e a periodontite (inflamação da gengiva e osso alveolar) são as doenças que mais acometem os dentes e, quando tratadas no estágio inicial, são eliminadas rapidamente. Porém, uma vez que estas doenças evoluem as consequências estão desde a perda de um dente até doenças cardíacas (a inflamação causada na boca gera uma bactéria que, na corrente sanguínea, pode chegar no coração).

Consequências da perda dos dentes

A odontologia do passado não conscientizava o paciente quanto a importância da prevenção da perda dos dentes. Muitos dentistas, até mesmo por falta de recursos técnicos, acabavam extraindo os dentes dos pacientes sem real necessidade.

Com a evolução da odontologia, além da divulgação massiva da prevenção, temos técnicas avançadas de tratamento para que a extração dentária seja o último recurso. E, mesmo nos casos de perda do dente, existem tratamentos com implantes mais biocompatíveis com o osso e mais acessíveis.

O paciente que extrair um dente está resolvendo um problema (dor, incômodo) naquele momento, mas está arrumando uma grande dor de cabeça para o futuro, pois a perda de um dente causa graves problemas na oclusão e/ou na mordida do paciente, alterando a posição de todos os outros dentes, caso o dente extraído não seja substituído em pouco tempo.

Além disso, outras consequências da perda do dente são:

• Dificuldade na mastigação
  • Enfraquecimento de outros dentes
  • Alterações na fonação
  • Distúrbios da ATM
  • Baixa autoestima

Ou seja, um dente perdido pode causar muito prejuízo. Prevenir é a melhor solução. Que tal agendar seu check-up? Clique aqui.

Saiba mais sobre as consequência da perda do dente no link: https://www.youtube.com/watch?v=MXj3JOHFaZI