Entenda a relação entre a alimentação e a saúde bucal

A saúde começa pela boca

A alimentação tem um papel fundamental na saúde bucal. Ou seja, quem tem uma saúde bucal em dia tem uma saúde geral melhor. Além disso, pessoas com dentes bem cuidados e um sorriso bonito tem uma vida social de mais qualidade.

As nossas escolhas alimentares afetam diretamente na nossa saúde bucal. Crianças e adolescentes que se alimentam mal, normalmente, desenvolvem cárie mais cedo. A cárie, se não tratada, pode evoluir para uma pulpite (inflamação da polpa), que só é tratada com canal. Em caso de cáries extensas, a consequência é a perda precoce de um dente de leite ou do permanente, iniciando um problema de má posição dentária.

Manter os dentes saudáveis, seja os seus ou os de seu filho, depende de vários fatores. Você sabe que deve passar o fio dental, escovar os dentes duas vezes ao dia e ir ao dentista regularmente, mas sua alimentação também desempenha um papel na saúde de seus dentes. Alimentos com alto teor de açúcar são causas particularmente comuns de cárie nos dentes. Você não precisa evitar todos esses alimentos, mas consumi-lo com moderação.

Benefícios de uma boa mastigação

A má posição dentária, que pode ser uma consequência da má alimentação, aumenta a necessidade de crianças, adolescentes e adultos usarem aparelho ortodôntico. O tratamento ortodôntico é indicado para restabelecer a oclusão dentária (perfeito encaixe dos dentes superiores e inferiores). Ela é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, para uma adequada nutrição e saúde bucal.

Quanto antes for feita a correção dos dentes, mais cedo teremos os benefícios de uma boa mastigação, deglutição, respiração e, sobretudo, aumento da autoestima.
Manter a saúde bucal e a boa posição dos dentes durante a vida traz grandes benefícios na terceira idade, pois a dificuldade de mastigar, seja por falta de dentes, por problemas com a prótese dentarias ou por fraqueza dos músculos da boca, pode levar à desnutrição. Como exemplo, alguns idosos desenvolvem anemia por não conseguir comer carne dada a dificuldade de mastigar.

Fique ligado:

O acompanhamento da saúde bucal pelo Ortodontista deve ser contínuo, e não apenas durante o tratamento ortodôntico, pois os dentes estão em constante modificação e os problemas dentários podem ocorrer em qualquer época da vida. Consulte regularmente o seu Ortodontista. Que tal começar marcando já sua consulta? Clique aqui.




Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais