hello world!
Published: 10 de maio de 2017

Entenda a relação entre a alimentação e a saúde bucal

A saúde começa pela boca

A alimentação tem um papel fundamental na saúde bucal. Ou seja, quem tem uma saúde bucal em dia tem uma saúde geral melhor. Além disso, pessoas com dentes bem cuidados e um sorriso bonito tem uma vida social de mais qualidade.

As nossas escolhas alimentares afetam diretamente na nossa saúde bucal. Crianças e adolescentes que se alimentam mal, normalmente, desenvolvem cárie mais cedo. A cárie, se não tratada, pode evoluir para uma pulpite (inflamação da polpa), que só é tratada com canal. Em caso de cáries extensas, a consequência é a perda precoce de um dente de leite ou do permanente, iniciando um problema de má posição dentária.

Manter os dentes saudáveis, seja os seus ou os de seu filho, depende de vários fatores. Você sabe que deve passar o fio dental, escovar os dentes duas vezes ao dia e ir ao dentista regularmente, mas sua alimentação também desempenha um papel na saúde de seus dentes. Alimentos com alto teor de açúcar são causas particularmente comuns de cárie nos dentes. Você não precisa evitar todos esses alimentos, mas consumi-lo com moderação.

Benefícios de uma boa mastigação

A má posição dentária, que pode ser uma consequência da má alimentação, aumenta a necessidade de crianças, adolescentes e adultos usarem aparelho ortodôntico. O tratamento ortodôntico é indicado para restabelecer a oclusão dentária (perfeito encaixe dos dentes superiores e inferiores). Ela é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, para uma adequada nutrição e saúde bucal.

Quanto antes for feita a correção dos dentes, mais cedo teremos os benefícios de uma boa mastigação, deglutição, respiração e, sobretudo, aumento da autoestima.
Manter a saúde bucal e a boa posição dos dentes durante a vida traz grandes benefícios na terceira idade, pois a dificuldade de mastigar, seja por falta de dentes, por problemas com a prótese dentarias ou por fraqueza dos músculos da boca, pode levar à desnutrição. Como exemplo, alguns idosos desenvolvem anemia por não conseguir comer carne dada a dificuldade de mastigar.

Fique ligado:

O acompanhamento da saúde bucal pelo Ortodontista deve ser contínuo, e não apenas durante o tratamento ortodôntico, pois os dentes estão em constante modificação e os problemas dentários podem ocorrer em qualquer época da vida. Consulte regularmente o seu Ortodontista. Que tal começar marcando já sua consulta? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua Consulta

Ficou mais fácil agendar sua avaliação
Agendar

Meu Sorriso

Caminho das Árvores

Av. Tancredo Neves, n° 999, sala 802, Edf. Metropolitano Alfa, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41.820-021

Meu Sorriso

Canela

Rua João das Botas, n° 185, sala 203, Centro Médico João das Botas, Canela, Salvador/BA, CEP 40.110-160