Ortodontia e Tratamentos Ortodônticos

Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento da dentição decídua (de leite), mista e permanente. Ela também abrange os desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias. A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito encaixe dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, adequada nutrição e saúde bucal.

A ortodontia sofre constantes mudanças, principalmente quanto aos tipos de aparelhos e de materiais utilizados no tratamento ortodôntico, tornando obrigatória a constante atualização do profissional desta área.

Aparelhos Ortopédicos

São aparelhos fixos ou móveis, que visam obter mais espaços para a erupção dos dentes permanentes, correção de mordidas cruzadas abertas e profundas e atenuar discrepâncias existentes nos maxilares. Este tratamento influencia diretamente no desenvolvimento ósseo e na posição dos dentes no futuro.

Aparelho Ortodôntico Convencional

É composto de aparelhos metálicos, responsáveis pelo alinhamento e nivelamento dos dentes superiores e inferiores e também pela correção das arcadas. Dependendo da colaboração, do cuidado e da especificidade de cada caso, o tempo de tratamento para cada paciente pode variar.

Aparelho Ortodôntico Autoligado

É uma técnica inovadora com bráquetes que eliminam o uso de ligaduras elásticas (borrachinhas) e metálicas (amarrilhos), pois possuem canaletas de encaixe para colocação de fios ou arcos ortodônticos de alta tecnologia. Como resultado, diminui o atrito entre fios e bráquetes, permitindo a aplicação de forças mais leves, ideais para uma melhor movimentação ortodôntica. Com esta técnica, o movimento dos dentes é mais rápido e o tempo de tratamento é menor, requerendo menor frequência de consultas ao Ortodontista e dando maior conforto ao paciente.

Aparelho Ortodôntico Estético

A ortodontia estética mais utilizada é com aparelhos cerâmicos que imitam a cor do dente através de sua translucidez. Apesar da necessidade de se utilizar fios de aparência metálica, este aparelho se torna uma boa opção para quem quer um tratamento ortodôntico discreto.

Para ter acesso a e-books gratuitos sobre tratamentos ortodônticos, clique aqui.


Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais