Tartarectomia (limpeza dentária)

A tartarectomia é o procedimento de remoção do tártaro dental, que acontece como a primeira fase da limpeza bucal – também conhecida como profilaxia. Ela é realizada no consultório do dentista e remove o tártaro e toda sujeira acumulada nos dentes de forma mais completa e profunda quando comparada à limpeza diária, feita em casa. Durante a realização do procedimento são utilizados instrumentos e aparelhos específicos para a manutenção profissional. O ultrassom e as curetas – instrumento em forma de colher, utilizado na raspagem – são alguns desses instrumentos.

O polimento dentário acontece depois da tartarectomia. Ele serve para remover a placa bacteriana, protegendo os dentes das cáries e a sua gengiva e boca de inflamações e infecções indesejadas. São utilizados jatos de água, ar e bicarbonato de sódio durante essa fase. A aplicação do flúor é a última parte da limpeza profissional. Ela garante que seus dentes fiquem protegidos por um tempo prolongado ao sair do consultório.

Pessoas com dentes e gengivas mais sensíveis podem sentir um pouco de desconforto durante o procedimento. Mas com o avanço das tecnologias, o dentista pode utilizar uma anestesia em forma de pasta que adormece a região da boca e reduz o incômodo.

Qual a importância da tartarectomia e da limpeza bucal?

Toda higienização dentária tem como objetivo a prevenção contra doenças bucais, como a gengivite (inflamação e sangramento da gengiva) e a cárie. E prevenir é sempre melhor do que remediar. No caso das doenças bucais é mais barato e menos doloroso também. A profilaxia é um dos procedimentos de menor custo da odontologia, ainda mais se comparada a tratamentos restauradores. Quem não realiza a higiene bucal adequada e esquece de fazer ao menos uma limpeza anual no consultório, tem mais chances de desenvolver um problema bucal sério..

Durante a tartarectomia e a profilaxia, o dentista tem a oportunidade de avaliar as condições gerais de sua saúde bucal. Caso ele encontre uma suspeita de cárie ou problemas com alguma restauração ou prótese antiga, por exemplo, você será informado e prontamente encaminhado para tratamento.

Cuidados

A profilaxia não substitui os cuidados com a higiene bucal feita em casa diariamente. Portanto o uso da escova, pasta de dente e fio dental deve continuar após cada refeição. Quem definirá a frequência com que a profilaxia deverá ser realizada é o seu dentista. Esta frequência poderá ser de três em três meses, de seis em seis meses, e alguns casos, uma vez por ano.


Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais