Published: 15 de julho de 2016

Gengivite: Sintomas, Tratamento e Prevenção

A gengivite é uma inflamação na gengiva que se não for tratada pode atingir o osso que suporta os dentes, chamado de osso alveolar. Ela é também o estágio inicial da doença periodontal.

A sua principal causa é o excesso de placa nos dentes. Caso a placa não seja removida através da escovação ou uso diário do fio dental, ela se acumula e se transforma em tártaro, o que facilita a retenção de mais placa. O acúmulo de tártaro irrita a mucosa da gengiva causando a gengivite.

Sintomas

Nem sempre a doença periodontal apresenta dor como um dos seus sintomas, então é importante estar atento (a) a:

• Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
  • Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
  • Gengiva retraída;
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  • Dente amolecido;
  • Próteses parciais que se desajustaram;
  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
  • Dores agudas ao mastigar os alimentos;
  • Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.

Fases

Existem três estágios da doença periodontal:

• Gengivite - Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.
  • Periodontite - Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificadas. Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
  • Periodontite avançada - Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole. Isso pode afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.

Prevenção e Tratamento

Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal. Por isso é fundamental escovar os dentes e usar o fio dental diariamente. Ter uma alimentação correta, evitar cigarros e visitar o seu dentista regularmente também são formas de prevenir a doença periodontal.

Caso ela esteja em um estágio mais avançado, raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e a diminuir assim a inflamação da gengiva. Uma raspagem supragengival feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental).