Published: 4 de julho de 2016

Cárie: O que é e como evitar

Cárie é uma doença infecciosa oral, de origem bacteriana, que se caracteriza pela destruição localizada do esmalte dos dentes. A nossa boca possui vários tipos de germes que em contato com a saliva e outros componentes provindos de ácidos e açúcares podem se transformar em cáries.

Embora essa doença seja mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos a ela, principalmente quando sofrem de xerostomia (boca seca). A cárie constitui um sério problema, e se não for tratada pode destruir o dente do paciente. Se a cárie atingir um nervo, pode resultar em um abscesso: uma área de infecção na ponta da raiz do dente. O abscesso só pode ser tratado através de canal, de cirurgia ou da extração do dente.

A cárie acontece pela falta de higiene oral ou uma higiene inadequada. Hábitos alimentares, flúor e hereditariedade são alguns fatores que aumentam a incidência do problema. Existem três tipos de cárie:

• A coronária, que é o tipo mais comum e se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
  • A radicular, mais frequente em pessoas mais velhas. A retração das gengivas deixa partes da raiz do dente expostas à medida que envelhecemos.
  • E a recorrente, que pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Para evitá-las, siga as dicas abaixo. Caso você possua cáries, agende uma avaliação com a doutora Ana Karina, clique aqui.

Dicas

10-dicas-para-evitar-a-cárie-(Facebook)