hello world!
Published: 27 de dezembro de 2016

Dentição Decídua - Saúde Bucal Infantil

A dentadura decídua é a primeira etapa da nossa dentição. Essa fase acontece dos 6 meses até completarmos 3 anos de idade. Ela é caracterizada pela presença dos dentes de leite, que recebem este nome por causa de sua cor extremamente branca. Geralmente os primeiros dentes a aparecer são os incisivos centrais (6 a 8 meses) e incisivos laterais (7 a 8 meses). Depois, aparecem os primeiros molares (12 a 14 meses), caninos (16 a 20 meses) e segundos molares (20 a 30 meses). Ao fim desta fase, a criança deve apresentar um total de 20 dentes.

Cuidados

Os dentes de leite são importantes porque mantêm o espaço apropriado para a erupção dos dentes permanentes. Se um dente de leite cai antes da hora, o espaço fecha-se e o dente permanente pode não nascer. Então, para garantir uma boa saúde bucal, o bebê deve ser levado para a sua primeira visita ao dentista assim que os seus dentes começarem a nascer.

Crianças que possuem dente de leite podem usar aparelho ortodôntico. Mas as que ainda estão na fase decídua (até os 3 anos de idade) são muito novas para isso. O momento ideal para procurar um ortodontista pela primeira vez é aos 5 ou 6 anos de idade. E lembre-se, o acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar futuros problemas bucais!

Para tirar mais dúvidas sobre os cuidados necessários com a saúde bucal infantil, faça o download do nosso e-book gratuito. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua Consulta

Ficou mais fácil agendar sua avaliação
Agendar

Meu Sorriso

Caminho das Árvores

Av. Tancredo Neves, n° 999, sala 802, Edf. Metropolitano Alfa, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41.820-021

Meu Sorriso

Canela

Rua João das Botas, n° 185, sala 203, Centro Médico João das Botas, Canela, Salvador/BA, CEP 40.110-160