Published: 25 de abril de 2017

Má mastigação, alimentação e saúde: Como elas se relacionam

O processo digestivo tem início na boca, através da trituração dos alimentos pelos dentes, e pela mistura com a saliva. Na saliva existe uma enzima responsável por iniciar a digestão dos carboidratos. Para ocorrer uma boa trituração dos alimentos os dentes devem estar na posição correta para exercer suas funções normais.

Os dentes anteriores cortam os alimentos, e os posteriores os trituram e pulverizam. A boa mastigação se dá utilizando os dois lados da boca, tonificando os músculos bucais e da língua, e beneficiando a saúde dos dentes, e o bom funcionamento do sistema digestivo. Além de prevenir distúrbios na articulação temporomandibular (ATM).

A mastigação inadequada pode provocar dores de cabeça?

Uma mastigação incorreta podem causar distúrbios na articulação temporomandibular (ATM). Quando a articulação trabalha em condições desfavoráveis por tempo prolongado, principalmente quando isso se associa ao estresse, o paciente pode passar a ter um quadro de inflamação articular, causando dores faciais durante a mastigação e dores irradiadas para a cabeça, para a cervical ou para o ouvido. Também é muito comum estalos ou ruídos na ATM.

Mastigar mal engorda?

O combate à obesidade deve começar pela forma correta de mastigar. A ingestão do alimento triturado corretamente pelos dentes ativa os receptores dos ligamentos periodontais que enviam informações de saciedade para o cérebro. Sendo assim, mastigar corretamente e devagar é uma condição essencial para iniciar o processo de reeducação alimentar. O ideal é mastigar de 25 a 30 vezes.

Mastigar mal causa gastrite?

Com a má mastigação, os dentes não trituram bem os alimentos, a saliva não age adequadamente e a enzima que existe na saliva não realiza o início da digestão. Assim, grandes pedaços de alimento chegam no estômago. Isto aumenta a atividade digestiva, causando azia, dor, desconforto abdominal, gases e até mesmo gastrite.

Causas da má mastigação

A correria do dia a dia, o estresse, problemas odontológicos (má oclusão, mordida aberta, mordida cruzada, sensibilidade dentária, cárie e fratura dentária), distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, alterações respiratórias que exigem a respiração pela boca são os vários motivos que podem causar uma má mastigação.

Então fica a dica: vá ao ortodontista para avaliar a posição dos seus dentes. Agende uma avaliação clicando aqui.