O período da dentadura permanente

O período da dentadura permanente acontece quando a maior parte dos dentes permanentes nasce aos 12 ou 13 anos de idade. Inicialmente nascem os primeiros molares e os incisivos centrais e laterais. Depois disto, por volta dos 10 a 13 anos, nascem os caninos, primeiros pré-molares e segundos molares. A época de aparecimento dos terceiros molares (dentes do siso) varia muito de paciente para paciente, mas geralmente está por volta dos 18 a 20 anos de idade. Portanto, a dentadura permanente apresenta 32 dentes.

Em decorrência da evolução da espécie humana, alguns dentes permanentes podem apresentar uma diminuição de tamanho ou estarem ausentes. Os dentes mais acometidos são os terceiros molares, os segundos pré-molares inferiores e os incisivos laterais superiores.

Olhando de frente, os dentes superiores devem cobrir os inferiores por volta de 2 a 3mm, e a linha que une os dois incisivos centrais superiores deve coincidir com a linha inferior (Linhas Médias Coincidentes).

Outro ponto a ser observado é a mordida na região de trás da boca, ou seja, como os dentes superiores ocluem com os inferiores. Esta relação de primeiros molares, pré-molares e caninos deve seguir o padrão visto nas figuras.

Cada dente apresenta uma posição ideal, sem rotações e espaços entre eles. Estas são as características de normalidade de uma oclusão permanente e também os objetivos finais da maioria dos tratamentos ortodônticos.

clinica-meu-sorriso-blog-dentes-15

Linhas médias Coincidentes

clinica-meu-sorriso-blog-dentes-16

Padrão dos pré-molares e caninos

clinica-meu-sorriso-blog-dentes-17

Dentes sem rotação ou espaço entre eles, posição ideal



Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais