O que você não sabia sobre a perda de um dente

A receita para ter dentes bonitos e saudáveis, com menor incômodo e menor custo, é antiga e eficaz, a prevenção. Quando ensinamos nossos filhos desde pequenos o hábito de ir ao dentista a cada seis meses, proporcionamos a eles uma melhor forma de cuidar dos dentes, pois o paciente que sempre faz seu check up semestral tem dentes saudáveis e raramente terá de realizar procedimentos odontológicos dolorosos, caros e demorados.

Estes três fatores são os que mais fazem o paciente adiar a realização de um tratamento odontológico e, uma vez que o tratamento é adiado, mais complicado se torna.

A cárie, a gengivite e a periodontite (inflamação da gengiva e osso alveolar) são as doenças que mais acometem os dentes e, quando tratadas no estágio inicial, são eliminadas rapidamente. Porém, uma vez que estas doenças evoluem as consequências estão desde a perda de um dente até doenças cardíacas (a inflamação causada na boca gera uma bactéria que, na corrente sanguínea, pode chegar no coração).

Consequências da perda dos dentes

A odontologia do passado não conscientizava o paciente quanto a importância da prevenção da perda dos dentes. Muitos dentistas, até mesmo por falta de recursos técnicos, acabavam extraindo os dentes dos pacientes sem real necessidade.

Com a evolução da odontologia, além da divulgação massiva da prevenção, temos técnicas avançadas de tratamento para que a extração dentária seja o último recurso. E, mesmo nos casos de perda do dente, existem tratamentos com implantes mais biocompatíveis com o osso e mais acessíveis.

O paciente que extrair um dente está resolvendo um problema (dor, incômodo) naquele momento, mas está arrumando uma grande dor de cabeça para o futuro, pois a perda de um dente causa graves problemas na oclusão e/ou na mordida do paciente, alterando a posição de todos os outros dentes, caso o dente extraído não seja substituído em pouco tempo.

Além disso, outras consequências da perda do dente são:

  • Dificuldade na mastigação
  • Enfraquecimento de outros dentes
  • Alterações na fonação
  • Distúrbios da ATM
  • Baixa autoestima

Ou seja, um dente perdido pode causar muito prejuízo. Prevenir é a melhor solução. Que tal agendar seu check-up? Clique aqui.

Saiba mais sobre as consequência da perda do dente no link: https://www.youtube.com/watch?v=MXj3JOHFaZI

Compartilhe:

Respostas de 7

  1. That’s a really interesting take on creative expression! It reminds me of Sprunki OC – building music with unique characters is such a cool concept. Accessible music creation for everyone is awesome! ✨

  2. Been using the bet10app on my phone, and it’s pretty decent. Easy to place bets on the go. Less time fiddling, more time winning (hopefully!). Check out bet10app for mobile betting.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×