Cinco maneiras de combater o seu medo de dentista

Ter medo de dentista ainda é algo comum hoje em dia, independente da idade do paciente. Os motivos para esse medo surgir vão de crianças que cresceram ouvindo seus pais falarem que não gostavam de ir ao consultório até experiências negativas já durante a fase adulta. O importante é não deixar que isso atrapalhe a sua saúde bucal.

O primeiro passo para vencer esse desconforto é admitir que ele existe, e entender que não há nenhuma razão para ficar envergonhado por isso. Muitas pessoas ao redor do mundo compartilham desse mesmo problema e é fundamental não deixar isso prejudicar gravemente a sua saúde e capacidade de sociabilização.

Aqui vão algumas dicas da Dra. Ana Karina para você combater o medo de dentista!

Confie no profissional que você escolher

Essa é a parte mais importante do tratamento, principalmente se você já teve alguma experiência desagradável com tratamentos antes. Se necessário, procure um especialista com quem você se sinta mais à vontade.

Fale sobre seus medos e não sinta vergonha

Logo na primeira consulta exponha seus receios e inseguranças. É importante que o dentista esteja ciente do seu medo para aliviar a sua tensão. Você não está sozinho, e os pacientes costumam ficar mais tranquilos quando admitem essa dificuldade.

Desmarque seus compromissos

Se você enfrenta um grande desconforto com o tratamento, não o “esprema” entre um compromisso e outro. Assim, a situação será menos estressante. Marque um horário menos sobrecarregado e chegue ao consultório do seu dentista relaxado.

Reconheça que os procedimentos melhoraram com o passar do tempo

Hoje em dia os tratamentos não são mais dolorosos e demorados como antigamente. Reconhecer essas melhorias pode ajudar a aliviar seu medo. Peça ao dentista que te explique cada passo do procedimento e combine um sinal para que ele interrompa a ação caso você sinta dor.

Visite o seu dentista frequentemente

Visite seu dentista pelo menos duas vezes anualmente. A assiduidade, somada a higiene bucal correta, costuma reduzir a necessidade de intervenções mais invasivas, além de tornar mais comum algo que antes era temível.

Se você ainda sente vergonha de usar aparelho, baixe o nosso e-book gratuito e descubra como um sorriso mais harmônico pode transformar a sua saúde e bem estar. Clique aqui.




Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais