Aparelho fixo: As peças que o compõe

Quando você escuta alguém falar sobre Ortodontia ou tratamento ortodôntico a primeira imagem que vem à sua cabeça com certeza é um aparelho fixo colado diretamente sobre os dentes, não é mesmo? Estes acessórios são conhecidos como braquetes e foram apresentados a vocês algum tempo atrás! Será que apenas este acessório é suficiente para corrigir os seus dentes? Você realmente conhece cada “pecinha” do seu aparelho fixo?

clinica-meu-sorriso-blog-dentes-aparelho

Braquetes

São pequenos acessórios ortodônticos diretamente colados sobre os dentes que servirão de suporte para os fios ortodônticos. Podem ser encontrados em diversos tipos de materiais, principalmente metal, plástico, e cerâmico.

Tubos

São acessórios ortodônticos metálicos instalados nos primeiros e segundos molares, que podem ser colados diretamente aos dentes ou soldados sobre as bandas ortodônticas.

Bandas Ortodônticas

São anéis ortodônticos fabricados com aço inoxidável, altamente resistentes à deformação adaptadas principalmente nos dentes molares (primeiros e/ou segundos) superiores e inferiores.

Retração

É um mecanismo utilizado com a finalidade de promover a retração dos dentes anteriores e/ou posteriores, promovendo o fechamento de espaços por meio da utilização de um fio de amarrilho associado a um módulo elástico, o qual será denominado de conjunto de retração. Esta retração pode ser utilizada tanto em tratamento com ou sem extração.

Ganchos

Estes pequenos acessórios podem ser encontrados tanto em alguns braquetes e tubos, bem como serem confeccionados por meio da utilização de fios de aço ou de latão e soldados diretamente sobre os fios ortodônticos. Sua principal função é suportar os elásticos intermaxilares, amarrilhos, conjunto de retração etc.

Fio Ortodôntico

Podem ser fabricados em aço inoxidável, mas também com outros tipos de ligas, como por exemplo, o níquel titânio, titânio-molibdênio, etc. Os fios de última geração podem ser ativados pela temperatura, sendo chamados de termo ativados. Além disso, podem apresentar diferentes secções transversais: redondo, quadrado ou retangular.

Amarilhos

São confeccionados com fios de aço inoxidável de pequeno calibre, também com a função de “prender” o fio ao braquete ou outro acessório substituindo os módulos elásticos.

Elásticos Intermaxilares

São recursos importantes empregados no tratamento ortodôntico, fabricados com material de látex, em diversas espessuras e tamanhos. Apresentam também diferentes funções e a sua nomenclatura varia de acordo com seu emprego.

Módulos Elásticos

Estes módulos servem para fixar o fio ortodôntico no interior da canaleta do braquete e, em alguns casos auxiliar no fechamento de espaços (elástico em cadeia). Apresentam uma diversidade de cores para escolha do paciente.

Estes seriam os componentes mais frequentemente encontrados no aparelho fixo, mas é preciso dizer que de acordo com a técnica utilizada pelo ortodontista outros recursos poderão ser empregados. Para saber mais sobre os tipos de aparelho, clique aqui.




Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais