Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. Esta pressão pode provocar desgastes e amolecimento dos dentes, e nos casos mais graves pode causar também problemas nas articulações da mandíbula (ATM).
Estresse: É o principal responsável pelo ato inconsciente de ranger e apertar os dentes. A ansiedade, o medo, a raiva e a tensão também podem se tornar responsáveis pelo bruxismo.
Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão).
Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos.
Os sinais e sintomas do bruxismo costumam incluir:
O recurso mais indicado para o tratamento do bruxismo é a placa inter oclusal, que evita não só uma sobrecarga nos músculos mastigatórios, mas também o atrito dos dentes. A aplicação de laser na região das dores faciais tem uma ação analgésica e anti-inflamatória, o que contribui para uma significativa melhora momentânea da dor.
Além disso, o dentista pode sugerir formas de diminuir o estresse, como, por exemplo, prática frequente de exercícios físicos, meditação, ioga, acupuntura e massagens, entre outras atividades, que podem variar de acordo com o perfil do paciente. Como o bruxismo geralmente vem acompanhado de depressão e ansiedade, pode existir a necessidade de um tratamento psiquiátrico.
Se o caso for mais severo, o especialista pode prescrever medicamentos para ajudar o paciente a relaxar e dormir melhor, além de exercícios para soltar os músculos maxilares.
Se você acha que sofre de bruxismo e deseja agendar uma avaliação, clique aqui.
Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca
Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …
leia maisO sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …
leia mais“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …
leia mais