Dicas para Cuidar da Saúde Bucal Infantil

Pais costumam ter muitas dúvidas quando o assunto é o cuidado com a dentição das crianças pequenas. As perguntas mais frequentes são: Quando eu devo levar meu filho ao dentista pela primeira vez? E se ele precisar usar um aparelho ortodôntico, qual a idade mais adequada para iniciar o tratamento? Ele pode usar aparelho? Todas essas questões podem ser respondidas por um profissional odontológico. Por isso é importante levar seus filhos ao dentista assim que os dentes deles começarem a crescer. O acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar futuros problemas bucais, que poderiam acarretar problemas de saúde mais sérios com o tempo, como cáries e doenças periodontais.

A primeira visita do bebê ao dentista deve ocorrer logo após o nascimento dos seus primeiros dentes, que acontece entre 6 meses e 2 anos de idade. Nessa fase, nascem os molares decíduos, que são os dentes posteriores usados na mastigação. Com eles, a criança ganha capacidade de triturar alimentos mais consistentes. Os dentes de leite são importantes porque mantêm o espaço apropriado para a erupção dos dentes permanentes. Se um dente de leite cai antes da hora, o espaço fecha-se e o dente permanente pode não nascer. Entre três e quatro anos a criança já deve estar fazendo visitas periódicas ao dentista. Essa também é a idade correta para fazer o seu filho parar de chupar o polegar ou a chupeta. Esses hábitos podem causar dentes tortos ou apinhados, deformação da arcada dentaria, além de problemas de oclusão.

A fase da dentição mista

Em geral, aos seis anos, os dentes de leite começam a cair, e os permanentes a aparecer. Esse período, conhecido como dentição mista, ocorre até os doze anos de idade. O momento mais apropriado para procurar um ortodontista é a partir de 5 a 6 anos de idade. É nessa época que o profissional avalia se o crescimento ósseo está equilibrado e se há problemas na oclusão. Com essa idade seu filho já está mais independente, então você deve incentivá-lo a alimentar-se corretamente, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental regularmente. Crianças com dente de leite, antes ou durante o período da dentição mista, já podem usar aparelhos ortodônticos, principalmente para corrigir a falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes. Fazer essa avaliação cedo é crucial para prevenir outros problemas dentais, e tornar o tempo de tratamento mais curto.

Crianças que corrigem os dentes mais cedo se sentem mais confortáveis com o próprio sorriso, o que beneficia o desenvolvimento social, tanto na escola quanto em casa, além de melhorar a autoestima. Se você deseja saber mais sobre como cuidar da saúde bucal do seu filho, consulte o nosso Guia Completo de Dentição Infantil, clique aqui.




Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais