Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento da tecnologia, modelos mais avançados e que não prejudicam a estética já são amplamente aplicados nos consultórios de odontologia.

O tratamento ortodôntico é a principal solução para corrigir os problemas de má oclusão e restabelecer a saúde bucal. Além de mais indicado pelos dentistas para a correção das arcadas dentárias e outras disfunções relacionadas à fala, mastigação e respiração.

Não existe um limite de idade para usar aparelho, contanto que as suas gengivas e dentes estejam saudáveis. O procedimento pode ser realizado desde a infância, que é a melhor a fase para as correções dos dentes, ou na fase adulta, com técnicas sofisticadas para que corrijam as imperfeições levando em consideração tratamentos mais eficientes e estéticos.

Hoje os tratamentos ortodônticos estão cada vez mais modernos, discretos, com menos tempo de duração, menos dolorosos e com preços mais acessíveis. Não há motivos para ficar adiando a correção dos dentes, mesmo que você não goste dos aparelhos tradicionais os ortopédicos e o convencional, existem outros tipos que podem ser o ideal para você, como o estético e invisalign, que são mais anatômicos e confortáveis.

É importante ressaltar que o uso dos aparelhos ortodônticos não é somente estético, mas também de saúde e bem-estar, já que alinham os dentes, aperfeiçoam o sorriso e garantem a boa saúde da boca.

Conheça a especificidade de cada tipo de aparelho ortodôntico:

Ortopédicos:

São aparelhos móveis que mudam a postura dos músculos da boca com o objetivo de obter mais espaços para os dentes permanentes, auxiliar na correção de mordidas e reduzir as diferenças existentes nos maxilares.

Convencional:

Mais conhecido como o aparelho fixo, é composto por bandas, brackets e/ou fios, as famosas borrachas coloridas. Esse modelo é responsável pelo alinhamento e nivelamento dos dentes superiores e inferiores e também pela correção da arcada dentária.

Autoligado:

Os brackets possuem um clipe que prende o fio à própria peça, eliminando o uso de ligaduras elásticas e metálicas. Esta técnica faz com que o tempo de tratamento seja menor, gerando mais conforto e satisfação ao paciente.

Estético:

O aparelho estético possui os brackets que imitam a cor do dente através de sua translucidez e é recomendado principalmente para quem quer um tratamento mais discreto.

Invisalign:

Aparelhos invisíveis são, na verdade, alinhadores transparentes que tem a mesma função do aparelho ortodôntico tradicional: cuidar da sua saúde bucal. Apesar de não possuírem as partes metálicas comuns aos aparelhos ortodônticos, os alinhadores transparentes também são capazes de proporcionar um sorriso harmônico e saudável. A marca pioneira dos aparelhos invisíveis é a Invisalign.

No Brasil, já é possível encontrar alinhadores transparentes nacionais com alta tecnologia digital e com um custo mais acessível que o Invisalign, cujo o preço é em dólar.

Agora que você já conhece melhor os tipos de aparelho, marque sua consulta e avalie junto com a nossa especialista em ortodontia, Dra Ana Karina, qual tratamento é o mais indicado para você.




Blog da Clínica Meu Sorriso

Saiba mais sobre cuidados com a saúde da sua boca

Borrachinhas coloridas no aparelho ortodôntico: ainda são usadas?

Quem já fez uso do aparelho fixo convencional com certeza se lembra das borrachinhas coloridas. Tinha sempre a …

leia mais

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o desenvolvimento …

leia mais

O sorriso perfeito na era digital

“Olhe para a câmera, sorria e diga X…” Todo mundo já ouviu a famosa frase acima na hora …

leia mais